E quando usar o que sabe, não se esqueça que há ainda, as coisas que você sabe fazer, mas não sabe porque.

-Eu mesmo-

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Opinião formada... Imaturidade? (Calma, leia o texto...)

Hoje mesmo, enfrentei mais uma vez, uma discussão. O assunto era: arrogância diante da arte auditiva (Música). É válido descartar as outras bandas, como as genéricas, eletrônicas, ou até mesmo as antipatizados pelos anti-ouvintes?

Minha opinião é: Descartar tais bandas, cantores e orquestras aos seus ouvidos, tudo bem. Mas usar de sua subjetividade como uma "opinião formada", com o direito de jogar fora, expressar preconceito e ódio em determinado estilo ("isso é modinha, coisa de poser, merece garrafadas"), já é retardar o processo de amadurecimento.

Mas não ataco quem pretende atacar as artes que eu refiro. Mas sim, ataco a ousadia do qual é usado o termo "opinião formada". E ainda mais, unido com a seguinte frase: "a opinião é minha e você não vai mudar!"

De certo modo, "opinião formada" soa mais algo do tipo "oi, eu sou um teimoso que não quer buscar outras formas de expandir minhas ideias e dos outros também, e assim quero permanecer apto a julgar que possuo a melhor concepção do mundo. Se não for a melhor do mundo, ao menos é o melhor PARA MIM".

Claro, não estou querendo dizer que todos que afirmam ter "opinião formada", são imaturos. E sim que, este termo e usado de forma que, as pessoas acabam limitando-se, ao menos no caso que espero terem interpretado no qual eu estou me referindo. Tentarei explicar.

Podemos lutar com todo o nosso fervor nossas teses, nossas ideologias, mas julgo mais sensato usar da discussão para assim encontrar a razão entre a oposição do debate. Se assim houver uma discordância, então, em um dos lados, há um problema. Devemos lutar juntos para encontrar este problema, e assim conseguirmos resolver e entrarmos em um consenso. E sem encarar como uma vitória ou derrota, reconhecermos os nossos erros e acertos como seres humanos racionais e auto-críticos, e assim continuar evoluindo o que aprendemos com isso. Mas e quando alguém prefere encarar uma discussão como "eu irei falar uma REALIDADE!" e assim não importa como... Fará de tudo para colocar em base que os outros estão errados, e ainda com "essa é a minha opinião formada e ninguém irá mudar!"?

Isso é o mesmo que dizer: "Vocês são irracionais, e eu estou certo!". E aqueles que estavam observando por perto, aplaude, ou ignora. E a maioria dos "filósofos", encerram o assunto com o peito inflado. (Mais inflado se receber aplausos: conseguiu influenciar.)

Pois é. O mundo precisa desvalorizar um pouco mais o ego, minha nossa!



 "Politica, oe"

0 comentários:

Postar um comentário

mimimi